Dissertação de Mestrado
O Lugar das Artes Visuais na Escola: reflexões sobre práticas pedagógicas diferenciadas
RESUMO
Este trabalho insere-se no horizonte da Arte e ArteEducação1 e teve como objeto de investigação a construção do ProfessorArtistaPesquisador atrelada às práticas pedagógicas diferenciadas no ensino das Artes Visuais. Articulou-se como problema de pesquisa o seguinte questionamento: O Professor de Artes Visuais, que desenvolve prática artística na medida do fazer e do pensar, constrói sua prática docente de modo diferenciado? A pesquisa objetivou construir um olhar sobre o ensino de Artes Visuais, tendo como eixo principal refletir sobre a influência de práticas pedagógicas diferenciadas na formação do Professor de Artes Visuais. Para tanto, considerou-se como hipótese a ideia de que as práticas pedagógicas diferenciadas, para além de conteúdos disciplinares e do processo de escolarização, tendem a uma formação do Estudante condizente aos conceitos de Experiência e Educação preconizados por John Dewey (2010) e Elliott Eisner (1972). Os procedimentos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho permearam a Arts-Based Educational Research (ABER)2, de Elliot Eisner & Tom Barone (2006), sendo, ao mesmo tempo, fontes de pesquisa e práticas artísticas. Dentre os procedimentos, destacam-se a realização de um Questionário/Conversa com Professores de Artes Visuais; a imersão no espaço escolar para realização de escuta/escrita/observação/registro dos movimentos desse/nesse lugar; acompanhamento de projeto de Artes Visuais na Escola – Residência Artística; participação no Grupo de Estudos “Estúdio de Pintura Apotheke”.
Palavras-chave: Artes Visuais. Educação. Experiência. ProfessorArtistaPesquisador. Práticas Pedagógicas Diferenciadas.
Trabalho de Conclusão de Curso
O espaço escolar como currículo: arte como possibilidades de redimensionamento
MENDONÇA, Luciana Finco. O espaço escolar como currículo: arte como possibilidades de redimensionamento. 2013. 299 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Arte Visual, Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR, 2013.
RESUMO
O espaço da escola, cotidianamente, é muito movimentado. Nele, o processo de comunicação encontra terreno fértil para o uso de suas mais diversas formas. Dessa maneira, podemos perceber o espaço escolar como um grande cenário, congregando inúmeros atores sociais - sujeitos - no desenvolvimento de suas experiências, vivências, num importante e precioso processo de interação e identidade. Nessa perspectiva, proponho neste trabalho discutir o espaço da escola como parte estruturante do currículo escolar, mas que frente a determinadas conformações, necessita ser redimensionado, sobretudo sob o enlace da Arte. Para tanto, enveredo me pelo estudo do conhecimento sobre o que seja escola, espaço/lugar e currículo, adensando a discussão central do trabalho a partir da análise de artigos apresentados ao Comitê de Educação em Artes Visuais, nos Encontros Nacionais da ANPAP, anos de 2009 a 2011, verificando se e como estes abordam o espaço escolar, currículo e Arte. Além disso, a pesquisa compõem-se por registros fotográficos de caráter poético documental, produzidos durante o estágio regencial da licenciatura, que discutem a movimentação dos corpos ante o espaço e currículo das oficinas propostas e também pela análise da produção poética do artista Henrique Oliveira, especialmente suas instalações, tendo em vista que estas problematizam as noções de espaço que comumente temos.
Palavras-chave: Arte. Espaço escolar. Currículo. Sujeito. Pertença.
Publicações
Artigo publicado em livro
MENDONÇA, Luciana Finco. Arte Contemporânea nas oficinas do Pibid: desdobramentos. In: SIQUEIRA, Juliano dos Reis; SILVA, Renan dos Santos(OrgS.). Iniciação à docência em Artes Visuais: possibilidades e processos no ensino da arte. 1ed.Londrina: Pibid, 2014, v. 1, p. 85-91.
Revista Casulário: docência | arte | pesquisa
MENDONÇA, Luciana Finco. Revista Casulário: docência | arte | pesquisa. 2014.
Disponível em: https://heyzine.com/flip-book/55cb8a5163.html.
Entrevista publicada em periódico
WOSNIAK, Fábio; MENDONÇA, Luciana Finco. Entrevista com Lucimar Bello - Entrevistadores: Fábio Wosniak e Luciana Finco Mendonça. Revista Apotheke, v.3, n.2, ano 2, julho de 2016, Florianópolis: UDESC, 2016, p. 119 - 145. DOI: 10.5965/2447267222016119.
Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/8493.
Texto publicado em e-book
MENDONÇA, Luciana Finco. Casulário. In: LAMPERT, Jociele (Org.). Sobre ser artista professor. Florianópolis: UDESC, 2016, p. 165 - 204.
Disponível em: https://www.apothekeestudiodepintura.com/_files/ugd/896dd2_a2c99918d08447668d36396308c97768.pdf.
Ensaio visual publicado em periódico
MENDONÇA, Luciana Finco. com.partilha (mo) mento. In: Revista Com[por], v. 2. Florianópolis: UDESC, 2019, p. 37-51.
Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/compor/article/view/16841.
Artigo publicado em livro
FEIBER, N. I.; FERREIRA, J. M.; MENDONÇA, L. F. Contação de histórias como ferramenta norteadora da aprendizagem na Educação Infantil: percurso pedagógico anterior e durante a pandemia de COVID-19. In: MAGALHÃES, N. R. S.; SILVA, K. B.; ROSA, M.; BICHELS, K. R.; RIBEIRO, T. D. R.; KOERICH, M.; AZAMBUJA, L. F. N. (Orgs.). Práticas formativas realizadas na rede municipal de educação de Biguaçu (SC): ações pedagógicas nos espaços educativos. 01ed.São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2020, v. 01, p. 61-78.
Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/wp-content/uploads/2022/01/Pra%CC%81ticasFormativasBiguac%CC%A7u-1.pdf.
Artigo publicado em anais de congresso
MENDONÇA, L. F.; LAMPERT, J. ; TASQUETTO, A. D. . Apotheke na Escola: modos de pensar-fazer práticas docentes e artísticas junto à infância no contexto escolar. In: X Seminário Ibero-Americano sobre o Processo de Criação nas Artes. Arte e tempos de pandemia: Anais do X Seminário Ibero americano sobre o Processo de Criação nas Artes. Vitória/ES: EDUFES, 2020. v. 1. p. 732-739.
Disponível em: https://leena.ufes.br/sites/leena.ufes.br/files/field/anexo/integrall_em_baixa_poeticas_2020_anaisre_final_compressed_1.pdf
Resumo expandido publicado em anais de evento
MENDONÇA, L. F.; AFONSECA, T.S. ; CORDEIRO, A.B. ; SILVA, E.L.P. Investigações estéticas na educação infantil: relato de experiência de práticas de ateliê com crianças de 3 a 5 anos. 2023. In: II Seminário Integrado Ação Docente Entre Experiências e Infâncias. Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2023, p. 46 - 48.
Disponível em:
_PNG.png)


_PNG.png)


_PNG.png)
_PNG.png)